Explicação sobre Codecs/Extensões/Containers de AUDIO e VIDEO

6 11 2009

O texto logo abaixo foi escrito , porque o membro PorcoJones ,postou está dúvida no forum da Dattebayo Brasil :

Topico: Qual melhor escolha para visualização ? Arquivos: .mp4, .avi, .mkv, .h264, .acc ??
Hoje em dia, existem tantas extensoes para visualizações.. que ficamos confusos de quais são as melhores ! ( penso eu, que a avi e h264 são as melhores, porem ha arquivos em mp4 e chegam perto de tal qualidade, portanto como diferencia-los ? ou classifica-los ? basta so analisar o tamanho do arquivo??
Sendo o Codec também importante, e as caracteristicas do computador do usuario.. qual indicado para melhor visualizaçao?

Vou dar uma explicação básica sobre isso, visto que muita gente tem dúvida nessa area.

A extensão nada tem a ver com os codecs. E o que influência na qualidade ou tamanho são os codecs e não a extensão usada pelo mesmo .

Bem, os arquivos de video possuem faixas. No caso dos nossos releases, temos a faixa de video e a faixa de audio, cada uma com seu proprio codec.

A extensão do arquivo mostra o container. Simplificando bastante, o container é como um compactador, que junta todas as faixas em um único arquivo. Claro que o container não compacta, apenas junta.

No momento, o codec de video mais “poderoso” é o mpeg4 h.264, ele é o codec que consegue manter melhor qualidade de video por tamanho. não importa se o arquivo tem 40MiB ou 240MiB, ele faz o melhor trabalho em comprimir o video, melhor que os codecs da real (rmvb), melhor que o XviD. A desvantagem dele é a necessidade de uma maquina mais potente pra decodificar o video. Esse é o codec de video que o Dattebayo Brasil usa nos releases atuais.

No caso do audio, o codec mais potente é o aac, advanced audio coding, ele consegue manter a melhor qualidade de audio por tamanho. Ele precisa de mais processamento para ser decodificado, e não é compativel com o container avi, peno menos sem modificar muito o containter. O Dattebayo Brasil não usa esse codec, usamos o famoso mp3, mpeg layer 3, ja que esse codec também faz um trabalho muito bom, é um pouco mais leve e é compativel com o container avi.

Agora sobre os containers, os mais populares são avi, mp4 e mkv. Desses containers, o matroska (mkv) se destaca, pois é novo, open source, e tem varias funcionalidades. Infelizmente ainda é pouco compativel, por enquanto. O mp4 tem vantagem sobre o avi, ao aceitar audio aac, porem sua popularidade também não chega perto do avi . AVI é o famoso container de video da Microsoft, que tem maior compatibilidade e faz um trabalho muito bom , no que faz.

Espero que isso possa resolver algumas duvidas sobre formatos de video. Principalmente o erro de dizer que o container x é melhor que o container y por causa da qualidade do video.

A qualidade do video é influenciada pelo codec e pelo bitrate.

E reforçando a brilhante explicação escrita por LZZ acima , reforço para quem ainda não entendeu.

A extensão dos arquivos de vídeo, em quase todos os casos, diz qual é o “container” do vídeo.

>>> Container é o “recipiente” do vídeo. Imagine , que você leva consigo um caderno e um livro. Ao invés de levar na mão, você os coloca em um “recipiente”, uma mochila, por exemplo. A mochila, nesse caso, é o .avi/.mp4/.mkv/.wmv/.rmvb etc.

Assim como cada mochila possui mais ou menos bolsos, funcionalidades diferentes, tamanhos diferentes, são confortáveis, etc, etc; os containers de vídeo também possuem características específicas. O container AVI é um dos mais antigos e por isso mesmo é o mais compatível. Ser compatível significa que vários dispositivos e programas rodam AVI sem problemas. Celulares, DVD Players, programas de Windows, Linux, etc.

No entanto, é preciso saber o que vamos colocar dentro da “mochila”. O nosso grupo usa, como o LZZ bem disse, o “melhor livro” no que diz respeito à vídeo (o h264). No caso do áudio, não é o melhor formato, mas é um formato que encaixa muito bem na “mochila”.

Quanto aos codecs, para entendê-los, imaginem que um vídeo, para ser tocado em algum lugar (programas, celulares, etc) ele precisa ser guardado em algum container (a mochila) junto com o aúdio. Daí o programa interpreta o vídeo e o áudio e os exibe ao mesmo tempo. É possível guardar em um container só o vídeo ou só o áudio ou os dois juntos (nosso caso).

E para guardar um vídeo em um container, nada melhor que seja possível comprimí-lo, de modo que ele caiba sem perder qualidade… Ninguém quer carregar uma mochila de 200 quilos com 200 livros, quando se é possível, por exemplo, salvar os livros em PDF em um pendrive e deixar a mochila levinha.

Sendo assim, para comprimir o vídeo, precisamos de um programa poderoso. Porém, para assistir o vídeo, é preciso descomprimí-lo (afinal, quando você zipa um arquivo, você precisa deszipá-lo para utilizá-lo corretamente). É aí que mora o problema. Descomprimir exige uma força de processamento muito grande, são vários cálculos matemáticos feitos pelo seu processador. E quanto mais comprimido for o arquivo, mais processamento é exigido. Imaginem que, se você miniaturizar uma coisa, você vai precisar de uma lente para ver essa coisa. E quanto menor for essa coisa, mais potente a lente deve ser. Daí a necessidade de se ter uma máquina melhor para descomprimir os arquivos de vídeo encodados com o h264 (atualmente, o que melhor codec que comprime os vídeos na relação tamanho x qualidade).

Ou seja, é possível armazenar h264 em mp4, avi, mkv… assim como é possível armazenar XviD/DivX em avi, mp4, mkv, bem como os formatos de áudio mp3, OGG, AAC, etc… e assim por diante.

E para visualizar os vídeos, o seu computador ou melhor , reformulando o seu Sistema Operacional(Linux , Windows , MAC ou qualquer outro) precisa ser capaz de entender o container e descomprimir o vídeo e o áudio. Quando você não tem o descompressor de vídeo correto e possui o de áudio, o que provavelmente acontece , é que quando você for abrir o vídeo, você só vai escutar o áudio e vice-versa. Muitas pessoas nos procuram com esse problema.

Enfim, cada situação demanda um formato e cada pessoa faz a sua opção. Atualmente, optamos pelo container AVI, por ser largamente compatível e o codec h264, que mantém a qualidade do vídeo satisfatória sem aumentar o tamanho do arquivo.

Texto escrito , por : LZZ membro da Dattebayo Brasil e Fimu , que faz parte da Equipe Dattebayo Brasil .

E texto revisado e modificado por mim “Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira” , para postar no BLOG

Fonte = http://dattebayobrasil.com/f/viewtopic.php?t=11&f=3

 

Link não está mais funcionando porque o FanSub  Dattebayo Brasil terminou … mas mesmo assim vou manter o link fonte 😀 .

 

.

.

.

Última atualização feita 06-12-2011

Anúncios

Ações

Information

20 responses

7 11 2009
ROnaldo

Nota 10

4 06 2010
juliano

Olá, sobre o formato mkv, não se pq cargas dágua ele não roda direito no meu gom Player. fica sempre travando, mas quando converto para avi roda direitinho.

8 06 2010
cesaraugustorodriguesdeoliveira

Use o Media Player Classic .
.
Para isto instale o K-Lite Mega Codec , simples .
.
Um detalhe importante , em geral videos em MKV , são videos em alta definição que consomem mais processamento e se seu pc é fraco e ou velho , deve ser por isto ou pode ser isto .
.

31 08 2011
marcos moretti

o aparelho que decodifica audio e video precisa primeiro reconhecer o container???

1 09 2011
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

Que ?

Sim , isto é normal , ele tem que saber o que é aquilo .

6 12 2011
Henrique Vaz

Sensacional, muito bom o texto!

6 12 2011
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

Muito obrigado mesmo … mas os elogios devem ser dados talvez mais ao pessoal da Equipe do Dattebayo Brasil , que responderam a dúvida , eu até que mexi um pouco e tal no texto 😀 … mas em o original seria mais dificil sintetizar o texto ai presente 😀

Mesmo assim muito obrigado pelo elogio 😀

3 02 2012
Fábio Jardelino

estou estudando por conta própria sobre edição de vídeos e tipos de arquivos. Esse seu texto foi muito bem explicado e deu para exclarecer muitas coisas que eu tinha dúvidas. você teria outros textos? tem como você entrar em contato comigo por email?

abraços!

3 02 2012
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

No site (https://cesaraugustorodriguesdeoliveira.wordpress.com/meus-servicos/) aqui mesmo tem os meus dados para contato … é só me adicionar .

Muito obrigado pelos elogios …. mas acho eu que o pessoal do Dattebayo Brasil tinha mais credito pelo texto que eu 😀 .

“Apesar que dei uma modificada legal no texto original auheuahe” by eu pesando hehe

8 11 2012
Felipe

Onde eu baixo esse mpeg4 h.264? abraços

8 11 2012
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

É só baixar o k-lite mega codec e instalar.
Se tu não conseguir fazer isto , sozinho aconselho a chamar um técnico, pois assim evita problemas maiores como pegar um trojan/arquivo malicioso.

17 09 2013
Iury Lages

Como eu troco o codec de um vídeo?
Vlw!

17 09 2013
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

Pra trocar o codec de video tu pode converter o video usando algum programa como format factory http://www.pcfreetime.com/pt/index.html ou avidemux http://fixounet.free.fr/avidemux/ , ou pode usar vários outros também para mudar tanto o codec de video , audio e ou container .

17 09 2013
Iury Lages

Serei mais específico: quero os vídeos da seguinte forma…
Vídeo >> V_MPEG4/ISO/AVC
Áudio >> A_AAC/MPEG4/LC/SBR
Formato >> AVI ou MKV (o que for possível)

Se puder me ajudar, ficarei grato!
http://forum.clubedohardware.com.br/como-alterar-codecs/1152583?p=6049672#post6049672

Vlw!!!

17 09 2013
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

Show 😀 , vou ver amanhã , agora vou ver se durmo um pouco auheuae .. acho que amanhã se eu não tiver uma penca de serviço consigo analisar direito a bagaça e até fazer uma video aula mostrando isto auheuhae , faz tempo que não gravo nem um video 😀

17 09 2013
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

é olhei agora já e não é nada demais, vou ver se consigo gravar um video explicando como faz exatamente isto que tu quer , pois tu não vai ser nem o primeiro e nem o ultimo com está duvida 😀

17 09 2013
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

há li ali o que tu perguntou no clube e SE tu quer converter para dimnuir o tamanho do video mantendo uma qualidade tri boa , dá sim … MAS sempre tem perdas … mesmo que sejam minimas … tu pode pegar como exemplo estes arquivos aqui http://www.anbient.net/tv/naruto-shippuuden pega qualquer um dos ultimos episódios ,tipo assim , pega o mkv do http://www.anbient.net/tv/naruto-shippuuden e o outro do http://narutoproject.xpg.uol.com.br/index.php que não é bem dizer convertido com perdas e tal … e compara … tipo o do anbient.net fica com 100MB +- e com uma qualidade tri boa … MAS MAS tem perdas … se tu usar um monitor de LED ou estes novos sabe , tu percebe claramente comparando os dois :D.

Então , o que vou fazer num video te mostrando , é o que tu quer … MAS já saiba de antemão que vai haver uma perda minima e muitas vezes aceitavel 😀 , pois o bagulho fica muitas vezes menor e qualidade fica foda pra caralho ainda 😀

17 09 2013
Cesar Augusto Rodrigues de Oliveira

Alias , o que tu quer não vai dar certo , pois converter um video em mkv para AVI , tu vai ter um video com a mesma qualidade do mvk , MAS vai ficar muito maior que o original em mkv , pois o mkv é um formato que comprime muito melhor sem perdas e já o AVI não … mesmo usando o mesmo codec de audio e video , não vale apena , vale mais apena usar o container mkv ou mp4 para estes codecs e para manter qualidade e tamanho pequenos.
E também não entendi direito porque tu quer converter para AVI , no caso SE fosse de AVI para MKV ou avi para mp4 , valeria apena.
SE entendi bem , acho que tu não entendeu direitinho ainda a questão dos codecs e tal 😀 é só isto.
É que o container(avi,mp4,wmv,mkv e etc) influenciam também no tamanho do video ou melhor do arquivo final :D.

17 09 2013
Iury Lages

Você já esclareceu minha primeira dúvida que era:
“Será que dá para colocar os codecs V_MPEG4/ISO/AVC (vídeo) e A_AAC/MPEG4/LC/SBR (áudio) em um vídeo de formato AVI?”
[…] Bem, pelo que entendi de seus comentários, a resposta é não. Ok!

Agora minha segunda dúvida é:
Como pegar um vídeo de formato AVI (de qualquer codec) e convertê-lo para um MKV com os codecs citados acima?
Eu até consigo converter para MKV usando o “MKV Tool Nix”… porém não é com os codecs que eu quero…

Realmente fiquei encantado com esses codecs que citei, pois a perda de qualidade é mínima, enquanto o tamanho do arquivo caí drasticamente!
E sem contar que meu DVD Player tem entrada USB e consegue ler MKVs com esses codecs…

Meus vídeos estão atualmente em formato AVI – uso o VirtualDUB para codificação… Uso o codec “Xvid MPEG-4” nesses AVIs, que também apresenta uma boa relação de peso-qualidade e é compatível com a maioria dos Televisores e DVD Players… Porém, a relação do MKV ainda é muito melhor…

Outro codec que costumo usar em AVIs é o “H.264/MPEG-4 AVC” (codificação também pelo VirtualDUB)… Ele apresenta relação peso-qualidade melhor que o codec “Xvid MPEG-4”, porém não roda em alguns Televisores e DVD Players…

Então, enfim, a forma final que quero meus vídeos é:
FORMATO >> MKV
CODEC VÍDEO >> V_MPEG4/ISO/AVC e de Áudio
CODEC ÁUDIO >> A_AAC/MPEG4/LC/SBR

Irei esperar anciosamente pelo seu vídeo, pois a tempos procuro por ajuda nessa área, haha! Ainda bem que achei esse teu blog!
Se puder, me adicionar no facebook… acredito que já lhe convidei:
https://www.facebook.com/iurylages

Sucesso!

P.S.: queria saber também se há uma diferença muito grande na relação peso-qualidade entre os codecs de áudio “mp3” e “A_AAC/MPEG4/LC/SBR”…

Vlw!!!

20 09 2013
Iury Lages

Quando fizer o vídeo, por favor, me envie um e-mail…
iurylages@outlook.com

Vlw!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: